Peregrinação a Nossa Senhora da Lapa e dos Remédios

Tal como ano passado, também este ano teremos uma peregrinação aos Santuários da Senhora da Lapa e dos Remédios, em Viseu e Lamego, nos dias 16 e 17 de Abril. Temos cerca de 50 lugares disponíveis. As inscrições fazem-se no acolhimento.



Santuário de Nossa Senhora dos Remédios

O Santuário de Nossa Senhora dos Remédios foi levantado no cimo de um monte, em estilo Rococó (Rocaille), cuja construção se iniciou nos finais do século XVIII e continuou até aos primeiros anos do século XX, onde se destacam as escadarias em nove lances, com 686 degraus, que se encontram sobre patamares e que estão ornamentados com capelas, estátuas, fontes e obeliscos.

O Santuário é parte integrante do panorama da cidade à qual está unido pela cenográfica escadaria.

Neste local em 1361 existia uma ermida dedicada a Santo Estêvão, em 1568 foi demolida e erguida uma capela que seria também demolida sob invocação de Nossa Senhora dos Remédios, o edifício do Santuário começou a ser construído em 1750, todo em granito estilo barroco.




Santuário de Nossa Senhora da Lapa

De arquitectura religiosa e barroca foi construído no século XVI. A primitiva capela foi erguida pelos romeiros. No século XVII foram os jesuítas que construíram o Santuário e o Colégio. Na capela-mor do Santuário, situa-se o rochedo milagroso com a imagem da Senhora da Lapa que durante todo o ano e em qualquer altura atraia muitos romeiros. Com a extinção da Companhia de Jesus em 1759, o lugar da Lapa deixou aos poucos de ter o prestígio que teve.

O Santuário guarda na capela-mor o rochedo milagroso com a imagem da Senhora da Lapa. De salientar tesouros sem conta oferecidos até por reis e rainhas, a cenografia dos altares da Crucificação e da Morte de S. José que comovia até lágrimas, a fortíssima atracção do Presépio implantado no rochedo.

O altar de Nossa Senhora da Lapa foi erguido no local onde, segundo a lenda, a pastora Joana encontrou a imagem escondida pelas religiosas. Ali se venera cerca de quatro Séculos, como as multidões da Beira sabem venerar, aquela em quem veêm a luz nas suas trevas e o consolo nas angústias do coraçãoo.

Também o altar da Virgem Adormecida, a Casa dos Milagres, cheia de quadros pintados, balanças pesando meninos de trigo, o lagarto da Lapa, temeroso, preso ao tecto por uma cadeia de ferro, entravam no imaginário de romeiros que enchia de histórias a noite de seus filhos.

A Senhora da Lapa, em Portugal e Santiago de Compostela, na Espanha, chegaram a ser, em tempos, os dois santuários mais importantes da Península Ibérica.

1 comentário:

belem bispo disse...

No Santuário da Senhora da Lapa tem, sinto uma tranquilidade, paz e confiança na Virgem Maria. Vou lá todos os anos, se não for, parece que me faltou qualquer coisa. Pareceu-me ser do agrado da maioria dos peregrinos, gostarem deste local sagrado, que a maior parte não conhecia. Vale a pena voltar de novo. Há sempre coisas a descobrir.