Uma semana com...



Uma semana com... um padre

Padre Nuno Westwood:
“Não gostavas de ser padre?”
24 Jan. 2010

Foi um dos padres que teve mais comentários às suas partilhas. Ao longo de uma semana, o padre Nuno Westwood, pároco de São Julião da Barra, foi partilhando o seu dia-a-dia aos leitores do blogue “Uma semana com… um padre”. No último dia, deixou um desafio aos jovens: “Não gostavas de ser padre?”

Diariamente, colocava online duas partilhas. Uma de manhã e outra à noite. A acompanhar os textos, o padre Nuno Westwood publicava também um vídeo com uma proposta musical. “Realmente não vivo sem música, tanto que um dos lemas da minha vida é: ‘No Music, No Life’. Curiosamente, o meu superior, Frei Hermano da Câmara (pertenço à comunidade dos Apóstolos de Santa Maria), tem um álbum intitulado “Deus é Música”. Não podia concordar mais”, garante.
Os comentários e opiniões de quem seguiu a semana do pároco de São Julião da Barra, em Oeiras, mostravam a proximidade de muitos cristãos a este sacerdote. Até sua mãe (ver caixa) deixou uma mensagem ao padre Nuno, um sacerdote que acredita na evangelização através da internet. “Vou aproveitar para actualizar o meu blog ‘Zimborios’ (http://zimborios.blogspot.com), onde faço uma partilha de textos, mensagens e vídeos interessantes que chegam diariamente à minha caixa de e-mails”.

Estávamos no dia 9 de Janeiro de 2010. “E porque hoje é sábado não resisto a uma bela tentação que já há muito não faço: rezar online em sintonia com os irmãos de Taizé”. O domingo, para o padre Nuno Westwood, foi dedicado às Eucaristias e à família. Foi também o dia de criação de mais um blogue. “Ao chegar a casa, decidi terminar o desdobrável para divulgação do Centro Social Paroquial e das suas actividades. Quis arriscar um pouco mais e acabei por fazer também o blogue do centro (http://www.centrosocialdabarra.blogspot.com). Ainda está muito fraco, mas já se pode ficar com uma pequena ideia”, refere.

Na segunda-feira iniciou “um processo de casamento daqueles que nem os filmes de Hollywood conseguem descrever”, em que “os noivos, uma família pobre da paróquia, já andam na casa dos 80 anos e estão casados civilmente há 50 anos”. Saiba mais em http://umasemanacom.blogspot.com.

Na terça-feira, dia 12, o padre Nuno revela que nasceu em Benguela (Angola). Leia a sua história em http://umasemanacom.blogspot.com e conheça também a devoção mariana deste sacerdote. Depois, partiu para Braga onde participou no Congresso Internacional sobre o Presbítero. Quarta-feira foi um “grande dia" por várias razões: “boa companhia, boa comida, boas conferências, boas recordações... não estivesse eu no Minho”. E quinta-feira recordou “uma das características mais bela da nossa Igreja: a sua universalidade e a comunhão fraterna à volta de Cristo”. E chegávamos a sexta-feira, último dia da partilha, com o padre Nuno a contar “a primeira interpelação ao Sacerdócio” e a recordar a perguntam que lhe fizeram há 20 anos atrás: “Não gostavas de ser padre?”. “Oxalá, algum jovem, ao ler este pequeno testemunho ao longo da semana, possa sentir-se interpelado e, num acesso de alguma sã loucura e feliz ousadia, responder afirmativamente ao apelo de Cristo e da Igreja”, deseja o padre Nuno Westwood, terminando: “É verdade, lembram-se daquele casal octogenário que deseja celebrar o sacramento do matrimónio que vos falei no início da semana? Pois bem, sempre casam amanhã”…

Sem comentários: