Formação de visitadores dos doentes


O Sr. Cardeal Patriarca na Eucaristia de Ano Novo, celebrada na Vila de Oeiras, afirmou que "só numa renovação de civilização a humanidade encontrará os caminhos da justiça e da paz".
Sabemos que "o Caminho, a Verdade e a Vida" (Jo 14,6) é Jesus Cristo, o "presente de Deus" a toda a humanidade. Sabemos, "que a Palavra encarnou e habitou entre nós" (Jo 1,14) pela confiança total de Maria e pelo seu sim incondicional (cf. Lc 1,28-38).
Maria, a encantada de Deus, a obra prima da criação, aceitou ser missionária, isto é, dar Jesus ao mundo, sendo que a sua primeira visita foi a sua prima Isabel (cf. Lc 1, 39-45). Se tudo isto sabemos, é porque nos foi revelado. Vamos fazer como os pastores, "vamos a Belém ver o que aconteceu e que o Senhor nos deu a conhecer" (Lc 2, 15). Não O podemos esconder. Temos de O anunciar a todos os povos. A Imagem da Mãe Peregrina de Shoenstatt tem esta missão. Pela sua imagem (cópia de uma pintura do (séc. XIX), Maria convida-nos a levar Jesus ao Mundo.
Shoenstatt é mum movimento da Igreja Católica para a renovação cristã do mundo através da formação de um homem novo. Shoenstatt, que significa "lugar belo”, fica na Alemanha e foi aí, que, a 18 de Outubro de 1918, Deus inspirou o padre José Kentenich para criar este caminho de renovação espiritual de cunho mariano ao selar uma aliança de amor com Maria. Todos os santuários marianos são como que a casa da Mãe onde se retoma contacto com as grandes riquezas que Cristo confiou à Igreja, em particular os sacramentos, a graça, a misericórdia, a caridade para com os irmãos doentes" (João Paulo II).
É neste espírito que uma equipa de Shoenstatt tem vindo ajudar-nos a formar, ao longo do mês de Janeiro (sábados, às 10h00), os visitadores de doentes.

Sem comentários: