Um fim-de-semana e bolos

Um fim-de-semana em que se serve a comunidade é sempre um fim-de-semana gratificante.

A nossa missão neste fim-de-semana era seguir todos os passos do padre Nuno durante três dias: sábado, domingo e segunda, podendo assim demonstrar à comunidade e a nós mesmos aquilo que o padre Nuno faz por nós.

O fim-de-semana começou atarefado. Boletins, folhetos e cartazes encheram a nossa manhã fria. Fotocopiamo-los, cortamo-los, dobramo-los, arquivamo-los e afixamo-los. Aquilo que seis pessoas fizeram numa manhã, o padre Nuno faria num dia inteiro. Foi aí que começamos a apercebermo-nos do quanto o trabalho de um padre pode ser difícil e cansativo.

Após a manhã atarefada, fomos almoçar ao «Solar do Marquês» com o Sr. Padre e alguns paroquianos. Visto que o padre Nuno vive muito para a nossa comunidade, faz com que as pessoas se sintam bem na nossa igreja. Uma alegria imensa e boa disposição invadiram aquela sala. Como somos um grupo particularmente divertido, não nos é nada difícil conviver com outras pessoas. O almoço estava óptimo.

A seguir ao almoço regressamos à igreja. A tarefa que se seguia era ir aos CPB (Curso de Preparação para o Baptismo). Este é o curso onde pais e padrinhos se reúnem para se prepararem para o baptismo dos seus filhos e afilhados.
O curso era coordenado por duas pessoas da nossa comunidade: Teresa e Ida. Duas senhoras muito simpáticas que nos acolheram com muito carinho no seu curso. Visualizamos um filme intitulado «Nascer duas vezes», onde eram desvendados os segredos dos símbolos do baptismo.

Foi bastante interessante, mas a missa das 19h00 nos esperava. Já tínhamos ouvido as leituras pois já a tínhamos preparado anteriormente e ajudado o padre Nuno a prepara a sua homilia. De seguida regressamos ao trabalho. Realizamos uma actividade para o ano novo. Algo que nos deu algum trabalho mas que com a cooperação de todos se realizou mais rapidamente.

O dia acabou em beleza. Fomos jantar a casa da D. Josefa que, juntamente com a catequista Teresa, nos receberam com muito carinho e com uma refeição óptima. De igual modo as outras pessoas da paróquia também nos receberam muito agradavelmente e com uma diversão incrível. Demos por nós entre a comunidade a rir e a falar como se já os conhecêssemos há anos. Pessoas que nos viram pela primeira vez receberam-nos tão bem que deu vontade de estar ali à conversa o resto da noite. Uma data de vivencias e de perspectivas diferentes reuniram-se e deram um óptimo ambiente. A noite ia avançando e aproximava-se o concerto de natal realizado na nossa igreja pelo «Coral Paz e Bem».

Um concerto com vozes incríveis e musicas natalícias muito boas. Visto que já tínhamos trabalhado um dia inteiro, o cansaço apoderou-se de nós e o sono começou a surgir, no entanto, após o concerto, fomos para casa, partilhar o nosso dia, rezar e ainda deu tempo para jogar. Uma forma de estarmos unidos e em harmonia. Um dia cansativo mas cheio de boas recordações guardadas no «Jornal de Parede».


Grupo de Catequese do 10º Volume

Sem comentários: