Maria, Modelo de Oração


No dia 8 de Dezembro a Igreja comemora a solenidade da Imaculada Conceição e a nossa paróquia recorda o primeiro aniversário da consagração da paróquia à Virgem Maria.
Esta solenidade surge num momento em que vivemos já o triénio paroquial para celebrar os 20 anos da elevação da paróquia e da construção da nossa igreja.
No primeiro ano do triénio, somos convidados a fazer de 2010 o ano da ORAÇÃO como forma de conhecer e viver a pessoa e a mensagem de Jesus. Para esta atitude orante, podemos contemplar e aprender com Maria, ela que é modelo de oração. Na verdade, «à contemplação do rosto de Cristo, ninguém se dedicou com a mesma assiduidade de Maria. Os olhos do seu coração concentram-se de algum modo sobre Ele já na Anunciação, quando O concebe por obra do Espírito Santo; nos meses seguintes, começa a sentir sua presença e a pressagiar os contornos. Quando finalmente O dá à luz em Belém, também os seus olhos de carne podem fixar-se com ternura no rosto do Filho, que envolveu em panos e recostou numa manjedoura (cf. Lc 2, 7). Desde então o seu olhar não se separará mais d'Ele» (João Paulo II, Rosário da Virgem Maria, 10).
Apredamos com Maria a viver com os olhos fixos em Cristo e a guardar cada palavra sua, saboreado-as na nossa oração (cf. Lc 2, 19; 2, 51).

Sem comentários: