Crisma em São Julião

.
Chega o tempo de iniciar a catequese com os que pediram o sacramento da CRISMA, ao finalizar o seu 10º ano da catequese. Vamos entrar na caminhada. Haverá também catequese de adultos para os mais velhos que desejam receber também este sacramento.
O Crisma porquê? Para quê? Pelo Baptismo fomos inseridos na família de Deus. Insere-nos na Comunhão com Cristo e dá-nos a Vida, levando-nos a dar testemunho da Palavra de Deus.
A vida nova recebida no Baptismo precisa de crescer e dar frutos. O Crisma vivifica a semente da fé baptismal comunicando-nos o Espírito Santo como “força” de Deus para fortalecer a fé e ajudar-nos a cumprir a nossa missão. Nós sabemos que os Apóstolos antes do Pentecostes eram medrosos; mas que, depois que receberam o Espírito e encheram-se de sabedoria e de coragem.
Para nos ajudar a compreender, lembro aquela história dum artista muito famoso que fazia estátuas muito perfeitas. Só faltava andar e falar. Um dia chegou alguém que parou diante da estátua de um general e começou a pensar: “que maravilha! É um homem perfeito, com uma grande diferença: tem boca mas não fala; tem mãos mas não agarra; tem ouvidos mas não ouve; tem olhos mas não vê; tem nariz mas não cheira; tem pés mas não anda”. Aquela estátua não falava nem andava, por causa de uma só coisa: não tinha vida. Assim seria a Igreja sem o Espírito Santo. O Espírito do Senhor é a vida da Igreja. Os cristãos devem produzir os bons frutos do Espírito que são “caridade, alegria, paz, firmeza de ânimo, simplicidade, bondade, fidelidade, mansidão, castidade… Se vivemos pelo Espírito, andemos também segundo o Espírito. Não cobicemos glória vã, tendo inveja e provocando uns aos outros” (Gál 5, 22-26). Os cristãos, membros de Cristo, devem produzir os dons recebidos de Deus. (Parábola dos talentos, Mt. 25, 14-28).
O Crisma na nossa paróquia será celebrado festivamente no dia de Pentecostes.

Sem comentários: