Chamados à santidade

Foi no dia 10 de Maio, que um pequeno grupo de paroquianos de muito jovens, jovens e jovens há mais tempo se encontrou na estação de Oeiras para iniciar o seu caminho até à Igreja do Santo Condestável, em Campo de Ourique. A amizade, a alegria no convívio e a conversa incessante levaram-nos num ápice até Campo de Ourique, onde, apesar da representação em número não significativo, quiçá por causa de um chapéu de chuva amarelo que nos protegeu do sol, começou o rumor de que seríamos um posto de informações.

Foi neste ambiente e de acolhimento e de festa, com colchas à janela, que assistimos à missa de acção de graças presidida pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa. Foi sentido o orgulho e a felicidade do Pároco da Paróquia do Santo Condestável quando agradeceu a presença do Sr. Patriarca e a sua intervenção no processo de canonização de São Nuno.

Na sua homilia, o Cardeal Patriarca realçou que a canonização de São Nuno de Santa Maria, em vez de realçar a grandeza dos seus feitos, mostra-nos que é possível ser santo em todas as realidades humanas, políticas e sociais. Assim como São Nuno de Santa Maria se apagou para que só ficasse o amor, também nós somos chamados a ser santos.

Fortificados com esta mensagem, cantámos a São Nuno “Portugal em Vós confia, Soldado e Monge imortal. Nuno de Santa Maria, Salvai, salvai Portugal”.
Ainda a cantar, chegámos a pé a Santa Apolónia regressando cansados mas renovados no nosso compromisso de santidade à Paróquia de São Julião e Santa Bárbara.

Ricardo Pereira
.

Sem comentários: