Peregrinar, ao Santuário do Sameiro com a Paroquia de S.Julião da Barra,nos dias 24 e 25 de Abril,foi para muitos a certeza de que o caminho feito em comunidade nos imprime um maior sentido de FAMÍLIA Comunitária, as pedras vivas "do Templo do Senhor".
A meta era o Santuário do Sameiro ! Dois autocarros partiram repletos de expectativa ,alegria ,esperança.Iria ser muito bom,era certeza absoluta.
Apesar de uma proposta demasiado longa ,o que nos movia era Peregrinar , com o nosso Prior ao encontro de Nossa Senhora, um amor que temos em comum e que está a intensificar-se na nossa Paróquia. Tudo lhe está entregue e confiado oficialmente pelo Sr. Padre Nuno Miguel.Passámos por Fátima só para confiarmos a nossa peregrinação, à Mãe do Céu. A "meta" estava longe e era urgente deixar este Santuário que nos é tão querido !Mas Peregrinar é isso mesmo -fazer caminho ,deixar,desinstalar e lá fomos à procura de um lugar para o almoço.
O tempo brincava ,umas vezes aparecia o sol outras a chuva, mas o que não apareceu mesmo foi um" bom"lugar para em comunidade se poder almoçar,colocando em comum os deliciosos petiscos; o grupo dos "Jovens" conseguiu sentar-se num pedaço de relva, fazendo roda e um pouco de saudade a quem JÁ em tempos idos também podia sentar-se no chão;outros preferiram a calma da mesa do restaurante da estação de serviço e ainda um terceiro grupo que em pé procurava abrigar-se do frio e partilhar os seus manjares.
O ponto alto ,foi-nos dado viver em Guimarães, quando depois de muito andar,se procurava a Igreja do Toural (Basílica de S:Pedro),onde à porta nos esperava O SR Padre Sílvio(que já esteve na nossa Igreja ) e é amigo do nosso Prior.A Eucaristia Concelebrada pelos dois Jovens amigos e acompanhada pela Jovem Marta no canto e na viola,levou-nos ao céu :Era impossível fazer qualquer ruído ou até mesmo cantar. Era demasiado belo e grande o seu canto e a sua postura de Louvor ao SENHOR que a Marta transmitia.O seu filho pequenito aos seus pés era uma grande ternura. MAS quando no Fim da Eucaristia fomos chamados a fazer a consagração a Nossa Senhora ,o sentido de Família intensificou-se.
A estadia no Sameiro ,foi muito pequena mas MUITO FORTE; para uns também o reviver de outras idas ao local,mas o que mais sensibilizou foi ver a Alegria que o SR Padre apresentava ao dar-nos a conhecer os locais da sua Juventude e Formação ;a renovação dos seus Votos Sacerdotais ,junto de nós( como a implicar-nos Neles )pela oração Comunitária.De novo ,aos pés da Belíssima Imagem Da SENHORA do SAMEIRO, todos fomos chamados para perto dela renovarmos a Consagração.
Para ser breve como é impossível descrever todas as maravilhas desta Peregrinação e de todos os momentos fortes e divertidos, sem formalismos,mas com o espírito de entre ajuda,com quem tinha dificuldades de locomoção ou até de orientação,salto para o jantar no Quartel do Entroncamento, onde foi feito um Divertido jogo de Pista ,às escuras,sem se vislumbrar o chão. grande originalidade a da nossa Paróquia ,em Sábado 25 de Abril ,participando na Grande Festa da Família ,foi-nos dado participar numa Eucaristia de Louvor ao geito do Renovamento Carismático,o que fez esquecer o longo tempo de espera para o dito jantar.A falta do concerto,será suprida ,coma vinda de Frei Hermano da Câmara à nossa Paróquia,quem não ficou agradado com a ida dos autocarros ao local do jantar,evitando-se assim a 2ª parte do jogo de pista nocturno .Mas há muito mais que poderá possivelmente ser visionado ao som do Hino feito exclusivamente para o SR Padre Nuno e que foi composto por elementos artísticos que viajavam ,no 2º autocarro,gentilmente cedido ,pela Autarquia de Oeiras. A música era a do Hino dedicado ao novo SANTO NUNO de STª Maria.Melhor era impossível o Nosso Prior também é NUNO e também é de SANTA MARIA.
Ficamos muito gratos pela experiência de vida comunitária,pelo envolvimento de parte da sua Família natural que nos pareceu absolutamente conhecida de longa data. Quem não foi esteve presente,nas orações e no pensamento.
O terço rezado na noite estrelado do Sameiro,com a ,magnitude da beleza da paisagem nocturna,colocou-nos nos braços da MÃE de Jesus e nossa Mãe.
Que Deus seja Louvado pela presença,deste Sacerdote junto de nós. A Irene em dado momento disse-me "S.Julião da Barra não mais vai ser o mesmo,depois deste Sacerdote,estar entre nós".Saibamos estar atentos aos seus desafios,às suas propostas de oração e envolvimento comunitário,sempre no Espírito do BEM FAZER e BEM DIZER. ficamos muito gratos
Sem comentários:
Enviar um comentário