Biografia de Nuno Álvares Pereira

















Vida

Nuno Álvares Pereira, também conhecido como o Santo Condestável ou Nuno de Santa Maria, nasceu a 24 de Junho 1360, na vila de Cernache do Bonjardim, concelho da Sertã, distrito de Castelo Branco. Foi um general português do séc. XIV que desempenhou um papel fundamental na crise de 1383-1385, onde Portugal jogou a sua independência contra Castela. Casou com Leonor de Alvim no ano de 1377. Do seu casamento teve apenas uma filha, Beatriz Pereira Alvim.
.
Vida religiosa

Após a morte da sua mulher, tornou-se carmelita (entrou na Ordem em 1423, no Convento do Carmo, em Lisboa, que fundara como cumprimento de um voto). Toma o nome de Irmão Nuno de Santa Maria. Permanece no Convento do Carmo até à morte, ocorrida em 1 de Abril de 1431, um domingo de Páscoa. O túmulo de Nuno Álvares Pereira foi destruído no Terramoto de 1755. O seu epitáfio (inscrição tumular) era: "Aqui jaz o famoso Nuno, o condestável, fundador da Casa de Bragança, excelente general, beato monge, que durante a sua vida na terra tão ardentemente desejou o Reino dos Céus depois da morte, e mereceu a eterna companhia dos Santos. As suas honras terrenas foram incontáveis, mas voltou-lhes as costas. Foi um grande Príncipe, mas fez-se humilde monge. Fundou, construiu e dedicou esta igreja onde descansa o seu corpo."

Canonização

Nuno Álvares Pereira foi beatificado em 23 de Janeiro de 1918 pelo Papa Bento XV. O seu dia festivo é 6 de Novembro. O processo de canonização voltou a ser aberto e será declarado santo neste Domingo, dia 26.
.

Sem comentários: