58 famílias recebem um Cabaz de Natal especial



Hoje, as 58 famílias, que recebem apoio semanal na paróquia, serão presenteadas com um especial cabaz de Natal, fruto da generosidade de centenas de amigos, paroquianos e benfeitores.

A todos agradecemos do fundo do coração a vossa partilha. Que o Senhor vos recompense em dobro.
.

Aprovada a filiação do agrupamento de escuteiros



"Ontem, dia 20 de Dezembro, foi decidido em reunião de Junta Regional aprovar a filiação do agrupamento de São Julião da Barra para a data proposta pelo agrupamento, assim, agradeço que procedas em conformidade com esta decisão dando início ao processo de filiação do agrupamento."

Este email do Chefe Regional dirigido ao responsável da Expansão formaliza a nossa aceitação como Agrupamento.

Parabéns aos nossos escuteiros.
.

A simplicidade do Natal



«Nasceu-vos hoje na cidade de David um Salvador, que é o Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal: encontrareis um Menino envolto em panos e deitado numa manjedoura» (Lc 2, 11-12). Com estas singelas palavras, o Anjo comunica aos pastores o sublime acontecimento da Noite de Natal.

Deus acaba de nascer. Vem ao mundo — criado por Ele — e vem para nos salvar. Não vem simplesmente para nos fazer uma visita de cortesia. Isso já seria muito! No entanto, para Deus, isso seria muito pouco. Veio para habitar entre nós. Veio revelar-nos o Seu infinito Amor. Veio para morrer na Cruz e abrir-nos assim as portas do Céu. É que cada um de nós vale muito: sejamos grandes ou pequenos, fortes ou frágeis, nascidos ou ainda por nascer.

E qual foi o sinal escolhido por Deus para nos indicar que já chegou? Um maravilhoso palácio repleto de riquezas e múltiplos confortos? Não, esse não foi o sinal anunciado pelo Anjo aos pastores. O sinal escolhido por Deus, por insólito que pareça, é um Menino envolto em panos e deitado numa manjedoura, porque não havia para ele lugar na pousada.

«O sinal de Deus é a simplicidade» — disse Bento XVI numa Noite de Natal. Sem simplicidade, não conseguimos “sintonizar” com o mistério do Natal. É necessário parar, fomentar o silêncio interior — quanto barulho e ruído à nossa volta! — e contemplar o presépio com simplicidade. Com a simplicidade de uma criança apercebemo-nos de que tudo no Natal é maravilhoso e encantador.

Como Deus é grande! E — ao mesmo tempo e sem nenhuma contradição — como Deus é simples! Porque é que, tantas vezes, complicamos a nossa vida e a dos outros? Porque é que, tantas vezes, procuramos o êxito a todo o custo em assuntos secundários — passageiros e efémeros — e nos esquecemos do principal? Porque é que, tantas vezes, trocamos a luz do Amor que vem do presépio — a luz de que mais necessitamos para viver — pelo brilho fugaz do nosso orgulho e do nosso egoísmo?

Lá está: falta-nos simplicidade! Simplicidade para chamar ‘ao pão, pão e ao queijo, queijo’. Simplicidade para não esquecer que a nossa vida vale muito mais do que o ouro — ela vale uma eternidade! Simplicidade para perguntarmo-nos: se a minha vida não servir para corresponder ao Amor de Deus por mim vai servir para quê? Para ir andando? Andando para onde?

Conta-nos São Lucas que os pastores regressaram para suas casas glorificando e louvando a Deus — cheios de alegria — simplesmente por terem visto o sinal. Mas atenção: eles não viram nenhum milagre! Viram “somente” um Menino envolto em panos e deitado numa manjedoura. Mas viram-no — claro está — com simplicidade de coração. Oxalá não nos falte essa simplicidade ao contemplar o presépio na Noite de Natal! Assim, tal como os pastores, receberemos de Deus uma alegria profunda e genuína que tudo o que é passageiro não nos pode dar.

Pe. Rodrigo Lynce de Faria
.

Esta noite São Julião oferece Ceia de Natal

A paróquia de São Julião da Barra oferece uma Ceia de Natal às 58 famílias que apoia semanalmente ao longo do ano bem como aos idosos que passam sozinhos esta quadra.

No dia 23, às 17:00, iremos oferecer um cabaz de Natal às mesmas famílias, onde constará bacalhau, azeite, bolo-rei, chocolates, a fim de que todas as famílias tenham uma ceia de Natal em família semelhante à das nossas casas.

Tudo isto é possível graças à enorme generosidade de imensos paroquianos e benfeitores e, claro está, ao apoio incansável de inúmeros voluntários, em especial dos nossos jovens.

Um bem-hajam a todos! Feliz Natal!
.

Notícias paroquiais - 19 Dez

A HISTÓRIA DOS 20 ANOS DA PARÓQUIA
A paróquia celebra em 2011 20 anos de existência. Gostaríamos de pedir a vossa colaboração, enviando-nos o vosso testemunho da vida paroquial ao longo de 20 anos. Partilhem connosco todo o material que considerem interessante (fotos, vídeos, documentos) através do email: padre.nuno@gmail.com

CELEBRAÇÃO COMUNITÁRIA DA RECONCILIAÇÃO
No dia 20, às 21h00, temos celebração comunitária da reconciliação com sacerdotes para atender em  confissão.

CEIA DE NATAL - IDOSOS
Todos os idosos que passam sozinhos o Natal, estão convidados a participar na Ceia de Natal, já no dia 21, às 20h.

CEIA DE NATAL - SOBREMESAS
Uma vez mais apelamos à generosidade de todos, pedindo que tragam sobremesas para a Ceia de Natal, dia 21.

MISSA NA TERÇA-FEIRA, DIA 21
A Ceia de Natal é precedida da Eucaristia, a Ceia do Senhor, às 19h.

MISSAS DE NATAL E DE ANO NOVO
A Missa do Galo será à meia-noite. Na manhã do dia 25, haverá apenas a Missa das 12h00. A Missa de Ano Novo será às 18h00.

BÊNÇÃO DAS FAMÍLIAS
Na Festa da Sagrada Família, a 26 de Dezembro, teremos na Eucaristia das 12h00 uma bênção especial das famílias.

GUITAR FESTIVAL
No dia 26, às 16h00, teremos o Guitar Festival da Escola de Guitarra
.

A HISTÓRIA DOS 20 ANOS DA PARÓQUIA




1 São Pedro 2, 4–9
Caríssimos: Aproximai-vos do Senhor, que é a pedra viva, rejeitada pelos homens, mas escolhida e preciosa aos olhos de Deus. E vós mesmos, como pedras vivas, entrai na construção deste templo espiritual, para constituirdes um sacerdócio santo, destinado a oferecer sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus por Jesus Cristo. Por isso se lê na Escritura: «Vou pôr em Sião uma pedra angular, escolhida e preciosa; e quem nela puser a sua confiança não será confundido». Honra, portanto, a vós que acreditais. Para os incrédulos, porém, «a pedra que os construtores rejeitaram tornou–se pedra angular», «pedra de tropeço e pedra de escândalo». Tropeçaram por não acreditarem na palavra, à qual foram destinados. Vós, porém, sois «geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo adquirido por Deus, para anunciar os louvores» d'Aquele que vos chamou das trevas para a sua luz admirável.




A paróquia celebra em 2011 20 anos de existência. Gostaríamos, por isso, de fazer um registo histórico da vida da nossa comunidade.

Vimos, neste sentido, pedir a vossa colaboração, enviando-nos o vosso testemunho da vida paroquial ao longo de 20 anos. Partilhem connosco todo o material que considerem interessante: fotos, vídeos, textos, artigos de jornais, documentos, etc.

Pedimos o favor de enviarem  os vossos testemunhos e material através do email padre.nuno@gmail.com.

Muito obrigado!
.

Ensaios de cânticos para a Liturgia

Próximo ensaio - 12 Dez, 15h30
À semelhança dos anos anteriores, continua o Departamento da Liturgia a realizar ensaios de cânticos litúrgicos em diversos pontos da Diocese. Na nossa Vigararia, será agora na paróquia de São Julião da Barra. estes encontros são mensais e decorrerm das 15h30 às 17h30. São convidados todos os elementos dos coros paroquiais. Nestes ensaios são fornecidas as partituras, são ensaiados os cânticos e feita uma iniciação ao canto litúrgico. Pela importância de que se reveste esta formação, apelo para que motivemos os elementos dos coros das nossas paróquias a participarem.
O ensaio mensal em São Julião da Barra far-se-á nas seguintes datas:
  • 21 de Novembro
  • 12 de Dezembro
  • 16 de Janeiro
  • 20 de Fevereiro
  • 20 de Março
  • 10 de Abril
  • 22 de Maio

.

Vigília de Natal - Concerto das Crianças


Ao ver as ruas enfeitadas com luzes resplandecentes, recordamos que estas luzes evocam outra luz, invisível aos olhos, mas não ao coração. Enquanto as admiramos, o nosso ânimo volta-se para a verdadeira luz espiritual trazida a todos os homens de boa vontade. O Deus connosco, nascido da Virgem Maria em Belém, é a Estrela da nossa vida! Por isso, entre os vários símbolos, que nos ajudam a preparar, celebrar e viver o Natal encontra-se o da Luz. 

É neste ambiente de festa, de alegria, de vigilância e preparação que iremos celebrar a nossa vigília de Advento. Para nos ajudar, as crianças da paróquia irão brindar-nos com um concerto.

Venha juntar-se a nós e, rezando uns pelos outros, prepararemos melhor o nascimento de Jesus. A Vigília começa às 21h30, no sábado, dia 11 de Dezembro.
.

Imagem peregrina de Nª Srª de Fátima visita S. Julião

A reitoria do Santuário de Fátima acabou de confirmar às 12h00, do dia 6 de Dezembro, a autorização da visita da imagem peregrina (nº. 6) de Nossa Senhora de Fátima a São Julião da Barra paróquia, de 26 de Fevereiro a 17 de Abril de 2011, por ocasião do 20º aniversário da nossa paróquia.
Exultemos de júbilo e dêmos graças ao Senhor!!!MAGNIFICAT!
.

Nossa Senhora de Fátima Peregrina do Mundo

Feita segundo indicações da Irmã Lúcia, a primeira Imagem da Virgem Peregrina de Fátima foi oferecida pelo Sr. Bispo de Leiria e coroada solenemente pelo Sr. Arcebispo de Évora, a 13 de Maio de 1947. A partir dessa data, a imagem percorreu, por diversas vezes, o mundo inteiro, levando consigo uma mensagem de paz e amor.

Tudo começou em 1945, pouco depois do final da 2ª Guerra Mundial, quando um pároco de Berlim propôs que uma imagem de Nossa Senhora de Fátima percorresse todas as capitais e as cidades episcopais da Europa até à fronteira da Rússia. A ideia foi retomada em Abril de 1946, por um representante do Luxemburgo no Conselho Internacional da Juventude Católica Feminina e, no ano seguinte, no mesmo dia da sua coroação, teve início a primeira viagem. Depois de mais de meio século de peregrinação, em que a Imagem visitou 64 países dos vários continentes, alguns deles por diversas vezes, a Reitoria do Santuário de Fátima entendeu que ela não deveria sair mais habitualmente, mas só por alguma circunstância extraordinária. Em Maio de 2000 foi colocada na exposição «Fátima Luz e Paz», onde foi venerada por dezenas de milhares de visitantes. Passados três anos, mais precisamente no dia 8 de Dezembro de 2003, solenidade da Imaculada Conceição, a Imagem foi entronizada na Basílica do mesmo Santuário de Fátima, tendo sido colocada numa coluna junto do Altar Mor.

A fim de dar resposta aos imensos pedidos, foram, entretanto, feitas várias réplicas da primeira Imagem Peregrina.

De todos os lados chegam relatos extraordinários pela presença da Imagem nas suas terras, das multidões que acorreram à sua passagem, de participações nunca antes verificadas nas várias celebrações, de um grande número de penitentes que se abeiraram do Sacramento da Reconciliação, da presença de pessoas que há muito não iam às igrejas, da afluência de gente de todo o tipo, das crianças, jovens, adultos e idosos, dos trabalhadores mais simples, dos pescadores, operários, artistas, desportistas, doentes, estudantes, presos, militares, políticos, presidentes, dos católicos, maometanos, protestantes, pagãos, das ruas engalanadas, dos lindíssimos ramos de flores, dos grandiosos cortejos, das pombas brancas que sobrevoaram e poisaram no andor, de milagres, da paz e do amor, de grandes frutos pastorais e de abundantes graças alcançadas.
.

St. Julian's | HOJE


Shalom a todos,

Queremos relembrar que hoje (dia 3 de Dezembro) que se vai realizar o Julian's bar, as 22h na paróquia de S. Julião da Barra.

Uma iniciativa que tem como objectivo o convívio entre todos e para todos, pegando no tema das JMJ'11 em Madrid.

Um forte abraço em Cristo Jovem
Eq. Coord. S.Julião da Barra
.

Patriarca confirma presença nos 20 anos da paróquia


O Sr. Cardeal-Patriarca aceitou, com muito gosto, presidir à celebração da Santa Missa no dia 6 de Março, às 12 horas, para celebrar connosco os 20 anos em que a comunidade de São Julião da Barra foi elevada à categoria de paróquia.
.

Ciclo de Concertos de Advento - BPI - 4 Dez., 16h00




Continua o Ciclo de Concertos de Advento 2010, e já no próximo sábado, dia 4, às 16h00, seremos brindados com a presença do grupo coral do BPI.

No dia 12, às 16h00, na Igreja de Oeiras, será a vez de actuar o grupo Corelis.
.

4 Dez. - Festa de Santa Bárbara



No próximo dia 4 de Dezembro celebramos Santa Bárbara, co-padroeira da nossa paróquia e convidamos todos a participar nas diversas propostas para termos um dia bem preenchido e bem vivido. O programa é o seguinte:


16:00 - Concerto com o coro do BPI
17.00 - Totus Tuus
18:00 - Eucaristia
19:00 - 1.º Sábado, Adoração e Confissões
20:00 - Encontro de peregrinos
.

Notícias paroquiais - 2 Dez

CONCERTO DE NATAL DAS NOSSAS CRIANÇAS
As nossas crianças estão a preparar um concerto de Natal no dia 11 Dez., às 21h30. Contam com a vossa presença.

IMACULADA CONCEIÇÃO
No dia da Imaculada Conceição, haverá apenas a Missa das 12h00. No dia anterior, haverá Missa vespertina às 19h00. As Missas serão precedidas de uma hora de adoração eucarística e terço.

BÊNÇÃO DOS BEBÉS E DOS PRESÉPIOS
Em sintonia com a Diocese, no dia 8 de Dezembro teremos a bênção e consagração de bebés nas paróquias e no dia 19 de Dezembro haverá encontro festivo das famílias com o nosso bispo, nos Jerónimos às 16h, com bênção das imagens do Menino Jesus dos presépios familiares.

RETIRO EM ETAPAS
A paróquia de Oeiras organiza um “Retiro em Etapas” orientado pelos padres do Seminário. O próximo será já na 3ª-feira, às 21h30, na igreja matriz.

BÊNÇÃO DOS PRESÉPIOS
A bênção dos presépios será nas Missas de 11 e 12 Dez.
.

Bênção e consagração dos bebés


Este ano a Festa da Imaculada Conceição vai ser um motivo especial: a bênção dos bebés.
 
De acordo com a proposta do Sr. Patriarca, venho sugerir à paróquia esta fórmula de bênção-consagração dos bebés a Nossa Senhora, a qual será entregue a cada um dos casais que trazem bebés (crianças até aos 5 anos) para consagrar.
 
Como vamos proceder?

1. Na Missa das 12h00 do dia da Imaculada Conceição, trazemos as crianças à igreja paroquial, bem dormidas e alimentadas, para que estejam tranquilas. Até aos 5 anos são tidas como bebés. Toda a família as acompanhará, tanto quanto possível, mas só os pais e irmãos (se os houver) tomarão lugar nos bancos da frente.
2. Deverão ter meditado e preparado em casa a leitura do texto da Benção-consagração, que será feita após a homilia.
3. Se a criança já tiver sido baptizada, trarão a vela do seu Baptismo para ser acesa durante a consagração. Se ainda não tiver sido baptizada, trarão outra vela. A mãe segura no bebé e o pai na vela, ou vice-versa.
4. No fim da oração de bênção-consagração, cantam um cântico a Nossa Senhora e no fim da Missa receberão uma bênção especial.
5. Guardarão em sua casa o texto imagem da consagração, juntamente com as outras recordações do baptismo.

Creiam-me com fraterna estima e votos de um bom Advento
 
Pe. Nuno Westwood
Pároco

Homenagem à Benedita

A Benedita foi das primeiras pessoas que conheci na nossa paróquia. Ainda se celebrava a Eucaristia no quartel do R.A.F., onde por sinal a minha mãe lia o Evangelho.quase sempre. Depois passou a celebrar-se Missa no LAFOS ,já com o sr. padre Abílio.
A ideia de se construir uma igreja começou a tomar forma. A Benedita muito dinâmica e com uma enorme capacidade de reunir vários futuros paroquianos pôs ainda mais empenho na construção da Igreja de "pedra e cal". Formou-se uma comissão e ela foi um dos seus membros mais activos.
O sr. padre Abílio abordou-me mas eu recusei, no entanto ofereci os meus préstimos para fazer os arranjos de flores todas as semanas. Pouco depois de já ter iniciado este serviço, convidei a Benedita para fazer equipa comigo. Durante mais de trinta anos trabalhámos só as duas. Já com a Igreja construída, a Idalina (funcionária) e a minha filha colaboraram conosco .
Nunca estivemos em desacordo. Completávamo-nos.
A Benedita tinha imenso era gulosa e tinha imenso humor. Com o sr. padre Abílio passámos momentos muito engraçados.
Vivemos vários momentos altos dos quais destaco dois: trazer a Virgem Peregrina do Colégio S.João de Brito até ao Vicariato ainda no pavilhão e enfeitar o andor, e a inauguração e Dedicação da nossa Igreja de S. Julião e Santa Bárbara, fonte de grande alegria.
A Benedita era uma senhora de coragem .Atravessou vários momentos dificeis e sempre com um sorriso, no seu rosto tão belo. Se já era uma mulher de fé, a sua doença fê-la crescer
Deixa-nos a todos um vazio, uma saudade, mas também fica connosco seu testemunho de coragem, de saber morrer com a dignidade de uma verdadeira cristã. Deixa-nos o seu prolongamento de vida na Ju, que muito respeito e admiro.
Minha boa amiga a si digo-lhe um até sempre: Conte comigo!

Ingrid
.

Vigília pela Vida Nascente

Lembramos que no próximo dia 27 de Novembro, sábado, toda a diocese de Lisboa vai estar em oração com o Santo Padre e em comunhão com toda a Igreja na Vigília de Oração pela Vida Nascente.

Neste mesmo âmbito outros dois momentos pretendem valorizar todo o nosso empenho na vivência do Advento:
- 08 de Dezembro: bênção e consagração de bebés nas paróquias.
- 19 de Dezembro: encontro festivo das famílias com o nosso bispo, nos Jerónimos às 16h, com benção das imagens do Menino Jesus dos presépios familiares.

Convidamo-lo a congregar as famílias nestes momentos de oração, que serão replicados em diversas paróquias da diocese.

Canto Gregoriano em São Julião



No próximo Domingo, teremos canto gregoriano na nossa igreja paroquial, incluído no programa "Ciclo de Concertos de Advento 2010". Este programa abre no Domingo dia 28, às 16h00, com o coro gregoriano "SOLEMNIS".

A ENTRADA É GRATUITA.

Pode saber mais em: clique aqui.
.