Jornada Mundial da Juventude

MENSAGEM DO PAPA PARA O XXVI DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE
A caminho de Madrid, já dispomos da Mensagem do Papa Bento XVI para a Jornada Mundial da Juventude de 2011 com o tema "Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé" (cf. Cl 2,7)
Trata-se de uma peregrinação que já começou e para a qual é imprescindível ler este texto fantástico. Podes obtê-lo em http://www.juventude.patriarcado-lisboa.pt

JMJ MADRID 2011 – AS INSCRIÇÕES COMEÇAM A 1 DE OUTUBRO
As inscrições para participar na JMJ com o Serviço da Juventude começam já no dia 1 de Outubro. Mas agora mesmo, já podes ver não só as modalidades de participação, como também o calendário de inscrições e pagamentos. Se tens dúvidas podes Perguntar. Se precisares podes Contactar.

Subscreve a newsletter!

.

Escola de Oração de S. José

Encontra-se em anexo o programa e calendário da ESCOLA DE ORAÇÃO DE S.JOSÉ para 2010-2011. Informamos também que as paróquias irão receber em breve o folheto para divulgação. Toda a informação já se encontra disponível no site: http://www.escoladeoracao.org. As inscrições podem ser feitas directamente no site, pelo email: escolaoracao@gmail.com ou ainda por sms para o telef:910957253

ESCOLA DE ORAÇÃO DE S.JOSÉ

Instituto Diocesano da Formação Cristã

HOJE temos Bar "aberto" na Paróquia

Shalom,

O SP1 e o Pré de S. Julião da Barra tem o prazer de vos convidar para o nosso Julian's Bar que se irá realizar HOJE pelas 22h na Paróquia, penúltima sala dos Barrações.
Vai ser uma noite animada, com comida e bebida e muita música, claro!

Apareçam, contamos com vocês.

Abraço em Cristo Jovem
Eq. Coord. SP1 - S. Julião da Barra

13 Nov. - Um dia especial

















O dia 13 de Novembro estará marcado com um programa forte de vida comunitária. Levantamos um pouco o véu para despertar o vosso gosto e curiosidade:

16:00 - Worshop "Coroas de Advento"
18:00 - Eucaristia
19:00 - Magusto
21:00 - Teatro "O Meu Cristo Partido"

Junte-se a nós!

Notícias - 25 Out.

MISSAS - TODOS OS SANTOS E FIÉIS DEFUNTOS
No dia 1 e 2 de Nov. teremos o seguinte horário :
Todos os Santos: 12h (igreja) | 15h (cemitério)
Fiéis Defuntos: 9:30 e 21:00

JORNADAS MUNDIAIS DA JUVENTUDE
Estão abertas já as inscrições para as Jornadas da Juventude em Madrid, o encontro mundial com o Papa! A nossa paróquia participa do programa completo, de 11 a 22 em Zamora e depois em Madrid. Não faltes.

OFERTAS PARA PAGAR O ESTUDO PRÉVIO
As ofertas recolhidas a 10 e 11 de Outubro, no famoso “porquinho azul” rendeu cerca de 1.000 euros. Servirá para ajudar a pagar o estudo prévio do futuro Centro Pastoral, estudo esse que ficou no valor de quase 9.000 euros. Obrigado!
  
ENSAIO DE CRIANÇAS PARA O NATAL
Queremos fazer um coro infantil para o Natal. Assim, aos sábados, às 10h00, haverá um ensaio com crianças.

VOLUNTÁRIOS
Precisamos de voluntários para as visitas aos doentes.

CATEQUESE DE ADULTOS
Abre a 16 Out., às 19h. Continuaremos a estudar os livros da Bíblia. É aconselhada também aos catecúmenos.

BAPTISMO DE ADULTOS
Todos os adultos que desejam receber o baptismo devem inscrever-se no acolhimento.

TOTUS TUUS
No 1º sábado de cada mês, às 17h, teremos formação sobre a consagração a Maria, preparando assim também a vinda da imagem peregrina de Fátima.

O que é a Igreja?




Uma boa reflexão agora que nos preparamos para celebrar os 20 anos da nossa paróquia.
.

Convite dos jovens

O SP1 e o Pré de S. Julião da Barra tem o prazer de vos convidar para o nosso Julian's Bar que se irá realizar já no próximo dia 29 de Outubro (6ª feira) as 22h em S. Julião.
Vai ser uma noite animada, com comida e bebida e muita música, claro!

Apareçam, contamos com vocês.

Abraço em Cristo Jovem
Eq Coord SP1 S. Julião da Barra

Falecimento do Arquitecto Jorge Viana






























A paróquia de São Julião presta homenagem ao arquitecto e paroquiano Jorge Viana
hoje falecido, o qual sonhou, projectou e construiu a nossa igreja paroquial.

A Missa de corpo presente será amanhã às 14h00 na igreja paroquial
e convidamos a todos os paroquianos a estarem presentes
e a expressarem dessa forma uma homenagem singela de profunda gratidão a este nosso amigo e irmão.

Um bom amigo na terra, é agora um intercessor no Reino de Deus.
Que descanse em paz nos braços de Deus!
.

Saiu a Mensagem do Papa para a JMJ 2011















Já está disponível em português a Mensagem do Papa Bento XVI para a Jornada Mundial da Juventude de 2011 com o tema "Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé" (cf. Cl 2,7)

A caminho de Madrid, já dispomos da Mensagem do Papa Bento XVI para esse grande encontro dos jovens que será a XXVI Jornada Mundial da Juventude em Agosto de 2011. Trata-se de uma peregrinação que já começou e para a qual é imprescindível ler este texto fantástico: clica aqui.
.

Jornada Mundial da Juventude - Madrid 2011






















"Enraizados e Edificados em Cristo, firmes na fé " (Col 2,7)
 tema escolhido por BENTO XVI

Em 1986, pela primeira vez, o Papa João Paulo II, reuniu jovens de todo o mundo para a Jornada Mundial da Juventude, um grande encontro em torno do Sucessor de Pedro, uma festa de Fé, de Alegria e de Solidariedade que desafia cada um de nós a ser testemunha de Cristo na nossa sociedade e sinal de esperança.

Ao longo dos anos, de Paris a Denver, de Manila a Roma, de Sidney a Colónia, foram milhões os que responderam ao apelo e se encontraram para, em Igreja, celebrar o Amor Maior que nos une.
Agora, é Bento XVI que nos convoca para um “encontro pessoal com Cristo”, em Madrid em Agosto de 2011. É a XXVI JMJ. Firmes na fé, estamos a caminho!

Despedida do Pe. Bernardo



O que é ser padre? A interrogação tem dois mil anos. O padre é sinal, servo, ministro da iniciativa de Deus para a salvação da humanidade. Actua em razão da sua consagração a Cristo, só Ele cabeça da Igreja, sacerdote apenas Ele, único Pastor.
Ser padre é ser fruto e sinal de Deus que ama o mundo, é ser inserido sacramentalmente numa missão apostólica e missionária da e na Igreja, é ser alguém que ajuda o mundo a interrogar-se sobre o sentido da vida e da história, a descobrir um modo feliz de viver o drama da condição humana e a celebrar a presença da santidade de Deus no concreto do dia a dia.Por isso, neste dia especial em que nos despedimos do Sr. Pe. Bernardo, queremos dar graças a Deus por tê-lo colocado ao serviço desta comunidade paroquial. Deixa em todos nós muitas e boas recordações, sobretudo a certeza de que passou entre nós como sinal vivo de Cristo.Pe. Bernardo, queremos que saiba que, embora partindo, não caminha sozinho. Todos nós que crescemos consigo nesta paróquia, continuaremos a rezar por si.Uma nova vida se «levanta» para si, nesta aventura divina. Leve consigo, como dirigidas a si próprio, as palavras do Senhor Patriarca há um ano atrás: "Ireis encontrar dificuldades, não tenho dúvidas nenhumas disso. Ireis ter momentos de desânimo e, porventura, de desorientação. Tereis, talvez, momentos de tentação, vinda por vezes de onde menos esperais, daqueles e daquelas a quem vos dedicastes, na candura da vossa generosidade... Que esta palavra do Evangelho fique gravada no vosso coração: basta-vos acreditar!" (D. José Policarpo, Homilia na celebração das Ordenações, 2 de Julho de 2000).Pe. Bernardo, basta-lhe acreditar para viver a excelência do ministério sacerdotal e experimentar com todos a graça e a bondade de Deus. E, assim, «quando aparecer o supremo Pastor recebereis a coroa da eterna glória» (1 Pd 5, 1-4). Que o Pe. Bernardo receba a coroa da glória do nosso Deus, simplesmente porque «gastou» a vida pela Sua causa e pela causa do Evangelho (cf. Lc 9, 24). Muito obrigado, Pe. Bernardo! Volte sempre. Esta casa e esta paróquia serão sempre a sua família!

São Julião da Barra, 27 de S
etembro de 2010
.

Notícias - 22 Set

TEATRO – AS ÁRVORES MORREM DE PÉ
O grupo Getepepe apresenta a peça “As Árvores Morrem de Pé” na nossa paróquia no dia 2 de Outubro, às 21h30. Não falte!

NOITES DE ORAÇÃO COMUNITÁRIA
Todas as segundas-feiras, das 21h00 às 22h00, há oração comunitária. Junte-se à oração de louvor e intercessão feita todas as semanas na da comunidade

FEIRA PAROQUIAL
Estamos a pensar organizar, para o dia 9 de Outubro, uma Feira Paroquial onde cada grupo/movimento pode estar representado a fim de divulgar as suas actividades e também poder adquirir alguns fundos.

CATEQUESE
Os pais interessados devem inscrever as suas crianças na catequese quanto antes. No dia 3 de Outubro já há Missa às 10h00 com as crianças, com apresentação daqueles que entram pela 1ª vez na catequese. 
Há uma reunião geral de pais, também no dia 3, às 11h00. 
A catequese começam no dia 10 de Outubro, às 11h00.

ESCUTEIROS
Estão abertas as inscrições para Lobitos (7 e 8 anos) e Exploradores (10, 11 e 12 anos).

MATERIAL ESCOLAR
Aceitamos todo o material escolar que possam partilhar a fim de podermos ajudar as crianças com mais dificuldades.

HORÁRIOS DAS MISSAS (até final de Setembro)
·         2ª, 4ª, 6ª    – 19h00                       
·         5ª-feira      – 09h30
·         Sábado       – 19h00                       
·         Domingo   – 12h00

.

Próximas actividades

n    SETEMBRO 2010
20
Seg.
Dia paroquial de oração pelas vocações
22
Qua
18:00 – Entrega do estudo prévio do Novo Centro Social
23
Qui
18:00 – Reunião da Direcção do Centro Social
21:30 – Reunião de Coordenação da Catequese
25
Sab
15:00 – Retiro de Catequistas
26
Dom
12:00 – Envio dos Catequistas
27
Seg
Dia Mundial do Turismo
21:00 – Noite de oração de Taizé
29
Qua
16:00 – Reunião de visitadores
30
Qui
21:00 – Conselho Pastoral Paroquial
n    OUTUBRO 2010
1
Sex
Santa Teresa de Lisieux
16:00 – Festa paroquial do Idoso  (Dia Mundial doIdoso)
21:00 – Reunião da equipa de MEC’s
2
Sab
18:00 – Missa (horário de inverno)
19:00 – Primeiro Sábado (adoração, terço e confissões)
21:30 – Teatro “As Árvores Morrem de Pé”
3
Dom
10:00 – Missa com crianças – Apresentação do 1º Ano
11:00 – Reunião geral de pais com crianças na catequese
4
Seg
21:00 – Noite de oração comunitária
6
Qua
21:30 – Reunião de Catequistas
7
Qui
10:00 – Retiro dos Voluntários
8
Sex
21:00 – Reunião dos CPB
9
Sab
16:00 – Feira Paroquial
10
Dom
10:00 – Início da Catequese – Bênção dos professores
.

Discurso de Bento XVI aos estudantes em Londres
















Queridos irmãos e irmãs em Cristo,
Queridos jovens.


Quero manifestar, em primeiro lugar, a minha alegria por estar convosco aqui hoje. Saúdo com carinho a todos vós que tendes vindo à Saint Mary's University College das diversas escolas e colégios católicos de todo o Reino Unido, e aos que acompanham este encontro através da televisão ou Internet. Agradeço ao Bispo McMahon sua amável boas-vindas. Agradeço também ao coro e à orquestra pela bela música que deu início a essa nossa celebração, e igualmente desejo expressar minha gratidão à senhorita Bellot pelas amáveis palavras que me dirigiu em nome de todos os jovens aqui presentes. Com vistas aos próximos Jogos Olímpicos em Londres, foi um prazer inaugurar esta fundação desportiva, intitulada em honra ao Papa João Paulo II, e rezo para que todos que venham aqui deem glória a Deus com suas atividades desportivas e encontrem benefícios para si mesmos e os demais.

Não é frequente que um Papa – na verdade, nem mesmo qualquer outra pessoa - tenha a oportunidade de falar ao mesmo tempo com os estudantes de todas as escolas católicas da Inglaterra, Gales e Escócia. E como eu tenho essa oportunidade, há algo que está muito forte em meu coração para dizer-vos. Tenho a esperança que entre vós, que hoje estais aqui para ouvir-me, haja alguns dos futuros santos do século XXI. O que Deus mais quer para cada um de vós é que vos torneis santos. Ele vos ama muito mais que possais imaginar e deseja o melhor para vós. E a melhor coisa de todas para vós é, de longe, o crescer em santidade.

Talvez alguns de vós jamais tivésseis pensado nisso antes de agora. Talvez alguns pensem que ser santo não seja para si. Deixai-me explicar o que quero dizer. Quando se é jovem, pensamos geralmente em pessoas que estimamos e admiramos, pessoas às quais desejamos nos assemelhar. Poderia tratar-se de alguém que encontramos na nossa vida cotidiana e por quem tenhamos grande estima. Ou poderia ser alguém famoso. Vivemos em uma cultura da celebridade, e os jovens, muitas vezes, são incentivados a ter como modelo figuras do mundo do esporte ou do espetáculo. Desejo fazer-vos esta pergunta: Quais são as qualidades que vedes nos outros e que vós mesmos mais desejaríeis possuir? Qual tipo de pessoa desejaríeis ser de verdade?

Quando vos convido a tornar-vos santos, estou pedindo-vos que não vos contenteis com escolhas de segunda mão. Estou pedindo-vos que não persigam um objetivo limitado, ignorando todos os outros. Ter dinheiro torna possível sermos generosos e fazer o bem no mundo, mas, por si só, não é suficiente para fazer-vos felizes. Ser altamente qualificado em alguma atividade ou profissão é uma coisa boa, mas não poderá nunca satisfazê-los a ponto de dispensar a aspiração por algo ainda maior. Poderá tornar-nos famosos, mas não nos fará felizes. A felicidade é algo que todos desejamos, mas uma das grandes tragédias deste mundo é que muitas pessoas nunca conseguem encontrá-la, porque a procuram nos lugares errados. A solução é muito simples: a verdadeira felicidade é encontrada em Deus. Precisamos ter a coragem de colocar as nossas esperanças mais profundas somente em Deus: não no dinheiro, numa carreira, no sucesso mundano, ou nas nossas relações com os outros, mas em Deus. Somente Ele pode satisfazer as necessidades mais profundas do nosso coração.

Deus não somente nos ama com uma profundidade e intensidade que dificilmente podemos imaginar: Ele convida-nos a responder a esse amor. Todos vós sabeis o que acontece quando encontrais alguém interessante e atraente, como desejaríeis serem amigos daquela pessoa. Esperais sempre que aquela pessoa considere-vos interessantes e atraentes e deseje fazer amizade convosco. Deus deseja a vossa amizade. E, uma vez que vós tenhais entrado na amizade com Deus, tudo na vossa vida começa a mudar. À medida que O conhecereis melhor, percebereis o desejo de refletir na vossa própria vida algo de Sua infinita bondade. Sereis atraídos pela prática da virtude. Começareis a ver a ganância e o egoísmo, e todos os outros pecados, como eles realmente são, tendências destrutivas e perigosas que causam profundo sofrimento e grande dano, e desejareis evitar cair naquelas armadilhas. Começareis a sentir compaixão por aqueles que estão em dificuldade e desejareis fazer algo para ajudá-los. Desejareis ajudar os pobres e famintos, confortar o sofredor, serem bons e generosos. Quando essas coisas começarem a estar em vossos corações, estareis já plenamente encaminhados na via da santidade.

Há sempre um horizonte maior, nas vossas escolas católicas, acima e para além dos temas específicos do vosso estudo e das várias capacidades que aprendeis. Todo o trabalho que fazeis está inserido no contexto do crescimento na amizade com Deus, e daquela amizade deve partir todo o trabalho. Desse modo, aprendeis não somente a ser bons estudantes, mas bons cidadãos e boas pessoas. Enquanto prosseguíeis com o percurso escolar, deveis tomar a decisão sobre o que estudar, e começar a especializar-vos frente ao que fareis na vida. Isso é justo e conveniente. Mas lembrai-vos sempre que toda a matéria que estudais se insere em um horizonte mais amplo. Não vos reduzíeis jamais a um horizonte restrito. O mundo precisa de bons cientistas, mas uma perspectiva científica tornada perigosamente estreita ignora a dimensão ética e religiosa da vida, assim como quando a religião torna-se estreita, rejeita-se a legítima contribuição da ciência à nossa compreensão do mundo. Precisamos de bons historiadores, filósofos e economistas, mas se a percepção que oferecem da vida humana no interior do seu campo específico é centrada em uma perspectiva demasiado estreita, podem seriamente levar-nos à perdição.

Uma boa escola oferece uma formação completa para a pessoa inteira. E uma boa escola católica, acima e para além desse aspecto, deveria ajudar os seus estudantes a tornarem-se santos. Sei que há muitos não católicos que estudam em escolas católicas na Grã-Bretanha e desejo dirigir-me a vós com minhas palavras de hoje. Rezo para que também vós sejais encorajados a praticar a virtude e crescer na consciência e amizade com Deus, juntamente com seus companheiros católicos. Vós sois para eles a lembrança de um horizonte mais amplo que existe fora da escola e, sem sombra de dúvidas, o respeito e a amizade entre os membros de diferentes tradições religiosas deve estar entre as virtudes que são aprendidas em uma escola católica. Espero também que desejeis compartilhar com outros os valores e ensinamentos aprendidos através da formação cristã recebida.

Queridos amigos, agradeço-vos pela vossa atenção, prometo que rezarei por vós e peço-vos que rezeis por mim. Espero ver muitos de vós em agosto próximo na Jornada Mundial da Juventude, em Madri. Nesse meio tempo, que Deus abençoe a todos vós!

Os desafios da Nova Evangelização


Os frutos da “Nova Evangelização” serão tanto mais proveitosos quanto maior for o vigor e o empenho colocado nesta missão, por parte de toda as estruturas da Igreja.

Numa carta pastoral intitulada “Nova Evangelização” – um desafio pastoral, D. José Policarpo procura chamar a atenção de todos os cristãos, “sobretudo daqueles que já desempenham uma missão pastoral”, para a necessidade de colocarem mais dinamismo nas suas acções.

Um “novo ardor” que os leve a “fazer da evangelização não apenas uma tarefa programada, mas uma paixão”, sublinha o cardeal Patriarca de Lisboa.

O documento agora publicado começou a ser pensado por D. José Policarpo “desde que João Paulo II lançou o desafio de uma nova evangelização”. A primeira vez que o antigo Papa utilizou este termo foi em 1983, no Haiti, durante uma conferência endereçada aos países da América Latina.

“Este tema tem-me interpelado e interrogo-me sobre como traduzi-lo no dinamismo pastoral da nossa diocese, transversal a toda a realidade diocesana e a todas as opções e estruturas pastorais” afirma o responsável máximo pela diocese de Lisboa

Na carta podemos ler ainda que “evangelizar não é um programa, é uma loucura do amor”, e é nesta medida que o cardeal Patriarca defende o reforço necessário de um conjunto de áreas que não podem ser descuidadas.

Aos evangelizadores, D. José Policarpo pede maior “fidelidade, santidade, espiritualidade e oração”. O acolhimento da Palavra de Deus e a prática verdadeira dos ensinamentos que ela contempla também é uma condição essencial para um agente da “Nova Evangelização”.

“Há muita coisa a rever sobre o lugar da Palavra de Deus, sobretudo da Palavra de Jesus, na formação espiritual dos evangelizadores, desde a Liturgia, à proclamação da Palavra, ao lugar da Palavra na oração pessoal” refere o Patriarca.

“Só entrarão na dinâmica da “nova evangelização” evangelizadores habitados e devorados pela Palavra de Deus” reforça ainda.

Isto só será possível, de acordo com a sua carta pastoral, se houver uma formação proporcionada pela Igreja, que ilustre uma “fidelidade cristã e não apenas uma preparação técnica e cultural para a missão evangelizadora”.

D. José Policarpo incluiu nesta “pedagogia” para a Nova Evangelização todos os “sacerdotes, pessoas consagradas, em famílias religiosas ou no meio do mundo”, e também aqueles que “escolheram o caminho do matrimónio”.

Quanto aos meios a utilizar pela diocese, para passar das palavras aos actos, o cardeal Patriarca de Lisboa destacou o reforço da pedagogia da fé e da oração, a atenção redobrada ao ministério sacerdotal e à vivência da Liturgia.

Para ler o documento na íntegra, clique aqui.

Livros escolares

Publicamos um link que solicitamos que partilhem com todos os vossos contactos. Não é uma questão de sorte ou azar. É uma questão de livros escolares re-utlizados de forma gratuita.

Muitos de nós fazemos com os amigos, mas agora este projecto da Comissão Social inter-freguesias de Santa Maria de Belém de São Francisco Xavier, faz isto por nós. Pedimos os livros escolares que precisamos, e entregamos os que já não precisamos. Veja com no Blog da CSIF Belém Xavier Re-utilização de livros escolares.

Partilhem este email com todos os vossos contactos.

Existem demasiados livros nas parteleiras para serem re-utilizados. Se não é estudante, ou não tem filhos em idade escolar, deve conhecer alguém que tenha.

Clique neste link.

Tempo de férias. Poder descansar

Os discípulos colocaram a Jesus o problema do stress e do descanso.

Os discípulos regressavam da primeira missão, muito entusiasmados com a experiência e com os resultados obtidos. Não paravam de falar sobre os êxitos conseguidos. Com efeito, o movimento era tanto que nem tinham tempo para comer, com muitas pessoas à sua volta.

Talvez esperassem ouvir algum elogio por tanto zelo apostólico. Mas Jesus, em vez disso, convida-os a um lugar deserto, para estarem a sós e descansarem um pouco.

Creio que nos faz bem observar neste acontecimento a humanidade de Jesus. A sua acção não dizia só palavras de grandeza sublime, nem se afadigava ininterruptamente por atender todos os que vinham ao seu encontro. Consigo imaginar o seu rosto ao pronunciar estas palavras. Enquanto os apóstolos se esforçavam cheios de coragem e importância que até se esqueciam de comer, Jesus tira-os das nuvens. Venham descansar!

Sente-se um humor silencioso, uma ironia amigável, com que Jesus os traz para terra firme. Justamente nesta humanidade de Jesus torna-se visível a divindade, torna-se perceptível como Deus é.

A agitação de qualquer espécie, mesmo a agitação religiosa não condiz com a visão do homem do Novo Testamento. Sempre que pensamos que somos insubstituíveis; sempre que pensamos que o mundo e a Igreja dependem do nosso fazer, sobrestimamo-nos.

Ser capaz de parar é um acto de autêntica humildade e de honradez criativa; reconhecer os nossos limites; dar espaço para respirar e para descansar como é próprio da criatura humana.

Não desejo tecer louvores à preguiça, mas contribuir para a revisão do catálogo de virtudes, tal como se desenvolveu no mundo ocidental, onde trabalhar parece ser a única atitude digna. Olhar, contemplar, o recolhimento, o silêncio parecem inadmissíveis, ou pelo menos precisam de uma explicação. Assim se atrofiam algumas faculdades essenciais do ser humano.

O nosso frenesim à volta dos tempos livres, mostra que é assim. Muitas vezes isso significa apenas uma mudança de palco. Muitos não se sentiriam bem se não se envolvessem de novo num ambiente massificado e agitado, do qual, supostamente, desejavam fugir.

Seria bom para nós, que continuamente vivemos num mundo artificial fabricado por nós, deixar tudo isso e procurarmos o contacto com a natureza em estado puro.

Desejaria mencionar um pequeno acontecimento que João Paulo II contou durante o retiro que pregou para Paulo VI, quando ainda era Cardeal. Falou duma conversa que teve com um cientista, um extraordinário investigador e um excelente homem, que lhe dizia: *"Do ponto de vista da ciência, sou um ateu...". *Mas o mesmo homem escrevia-lhe depois:* "Cada vez que me encontro com a majestade da natureza, com as montanhas, sinto que Ele existe".*

Voltamos a afirmar que no mundo artificial fabricado por nós, Deus não aparece. Por isso, temos necessidade de sair da nossa agitação e procurar o ar da criação, para O podermos contactar e nos encontrarmos a nós mesmos.

Card. J. Ratzinger "Esplendor da Glória de Deus" Editorial Franciscana,
2007, pág. 161.
.

Cruz das JMJ em Lisboa - 17 de Agosto

A Cruz da Jornada Mundial da Juventude estará em Lisboa, no próximo dia 17 de Agosto, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima (Av. Berna), onde haverá uma celebração às 21h30.

Os símbolos da JMJ, a Cruz e o Ícone, estarão em Portugal durante o mês de Agosto, começando a sua peregrinação pelas dioceses portugueses a partir do dia 8. No dia 17, estes símbolos estarão em Lisboa, sendo acolhidos pelas Dioceses de Lisboa e Setúbal.

Convidamos-te a estar presente na celebração de acolhimento da Cruz e do Ícone, que terá lugar na Igreja de Nª Srª de Fátima (Av Berna), no dia 17 de Agosto a partir das 21.30. Com esta celebração, daremos também início à preparação da ida da nossa Diocese à JMJ 2011, em Madrid.
 

Peregrinação a Ars (12-18 Jul)

A nossa paróquia promove, de 12-18 de Julho, uma peregrinação a Ars, após o Ano Sacerdotal, visitando os lugares que marcaram a vida de Santo Cura d'Ars, nomeadamente Ars e Dardilly.

A peregrinação passará também por Paris, Lisieux, Tours, Nevers, Vezelay e também por lugares históricos vizinhos de Ars: Paray-le-Monial, Cluny, Avignon, Perpignan, Carcassone, Toulouse e Lyon.

Na sexta-feira teremos um momento especial pois estaremos em Taizé, onde seremos recebidos por um irmão da comunidade e participaremos da oração comunitária.

Se desejar, pode seguir a nossa peregrinação através do nosso guião. Basta clicar aqui.