Já é oficial - novo agrupamento

redondo.png













É com enorme alegria e indisfarçável orgulho que anunciamos a filiação do Agrupamento 1354
de São Julião da Barra e convidamos todos a juntarem-se à festa.
A cerimónia ocorrerá no próximo dia 20 de Fevereiro de 2011 durante a Celebração
Eucarística das 12horas, na Igreja Paroquial, e incluirá Promessas de Lobitos, Exploradores e Dirigentes.

Segue-se um cortejo até à Sede do Agrupamento (não desanimem, são só 500 metros!)
onde será servido um almoço a todos os convidados, partilhando a alegria desse momento.

Há muito que a Paróquia demonstrava vontade de receber os escuteiros na sua comunidade.
Conta-nos a Junta Regional que já o falecido Padre Abílio teria feito diversos contactos nesse sentido, mas que não terá sido possível implementar um agrupamento por essas alturas. Bastante mais tarde, o Padre Aníbal Inácio, também Prior da Paróquia de Nova Oeiras onde já havia um Agrupamento (o grande 797 Escuteiros Marítimos de Nova Oeiras), voltou a sonhar e a promover os primeiros encontros com alguns adultos que pudessem dar novo fôlego a essa vontade na Paróquia de São Julião. O processo foi iniciado, depois aprovado pela Junta Regional de Lisboa e logo se tratou de nomear o Agrupamento 407 como Agrupamento Monitor. Não se podia ter escolhido melhor! Três adultos aceitam o desafio e começam a preparar-se nesse Agrupamento.

Logo desde a sua chegada à Paróquia, o Padre Nuno Westwood, foi lançando a mensagem: era preciso angariar adultos para fazer nascer um Agrupamento. São Julião tinha de ter escuteiros! E foi assim, quase que por casualidade (ou talvez não) que um dirigente ouviu o apelo numa das missas paroquiais, bem longe daquelas que costumava frequentar. Foi-se entusiasmando com a ideia, foi desencaminhando outros dirigentes e caminheiros já com alguma experiência, e pouco a pouco se começou a desenhar uma equipa de adultos. Depois, foi só conhecer os três animadores que já tinham começado a trabalhar no agrupamento monitor e lançar mãos à obra. Tempo para descobrir as afinidades e partilhar ideias, para descobrir o entusiasmo que ia crescendo e a vontade de recomeçar, de novo e de novo, e regressar à simplicidade do escutismo simples, aprender com o exemplo de vida dos primeiros cristãos – “vede como eles se amam” era uma referência que convidava a uma forma de estar e de se dar.

Tudo era novo, tudo tinha de ser definido e pensado. Uma mistura de experiências anteriores lançava debates e fazia descobrir novas formas de viver o mesmo escutismo. Que bom aprender com os menos experientes!
Garantido o número de dirigentes requerido e obtidas as autorizações necessárias, foi tempo de receber os primeiras aspirantes a Lobitos e Exploradores. Que entusiasmo! Que vontade sôfrega de tudo fazer, de não parar de correr! Com uma enorme aceitação e apoio da comunidade paroquial, os jovens foram crescendo, fazendo a sua preparação e as primeiras Promessas ficaram como um marco importante na vida e na memória deste agrupamento e dos seus primeiros elementos. A consagração do futuro agrupamento a Nossa Senhora culminou com naturalidade essa primeira cerimónia oficial. Era o caminho natural que resultava da devoção especial do Assistente e dos seus Animadores.
Era algo comum e que se queria marcante no caminho que o agrupamento virá a percorrer. 12 adultos animam uma Alcateia e uma Expedição, num efectivo com quase 60 escuteiros.

Este ano foi já oportunidade para receber uma nova leva, de ver os antigos aspirantes sofrerem uma mutação repentina e transformarem-se nos irmãos mais velhos dos novos pata-tenras, de aprendizes a mestres. Tempo de receber com entusiasmo a notícia da aceitação da nossa filiação, a excitação de termos um número, tantos dígitos? Paciência, é o nosso! Será a partir de agora um número mágico para todos os que cruzarem as nossa vidas e o nosso agrupamento.
Bem a tempo de começar já em plena implementação do novo Programa Educativo e das Novas Metodologias (e que jeito que deu o 407 já ter sido um Agrupamento Piloto!).

Um novo agrupamento vai nascer! Que seja uma escola de bons cidadãos e um viveiro de empenhados cristãos! Viva São Julião! Viva o 1354!
.

Sem comentários: