Conselho Pastoral - 24 Jun



















O Conselho Pastoral Paroquial reúne-se no dia 24 de Junho, às 21h00. Era importante que todos os membros do Conselho (que representam os diversos grupos da paróquia) estivessem representados, nomeadamente os nossos jovens.

Na verdade, uma relação saudável e o crescimento da comunidade exigem uma profunda revisão de vida às nossas atitudes pessoais e dos diversos agentes pastorais O fermento [aqueles que seguem e anunciam Cristo] não pode ficar isolado da massa [destinatários da mensagem].

Um perfeccionismo individualista e isolacionista não é evangélico, mas farisaico. Aqui surgem muitas das nossas dificuldades ministeriais. Por isso, é preciso que todos cresçam numa sã pedagogia da fé.  Todos somos aprendizes e todos nos podemos ajudar mutuamente.

Fazer a revisão da vida paroquial implica interrogar-se perante a complexidade dos acontecimentos, olhar a realidade de uma outra forma criativa e plural e comprometer-se com a sua transformação.

Mais do que um método, a Revisão de Vida é uma atitude de abertura e diálogo, um modo de ser profundadamente livre, à maneira de Jesus de Nazaré, que se aprende na relação com o Outro. Deve ser compreendida, experimentada e recriada por cada um, individualmente e nos diversos espaços comunitários em que vivemos e que a própria paróquia e a Igreja nos proporcionam.

Vamos nesta reunião de final de ano fazer revisão de vida e, nesse sentido, pede-se a que cada membro responsável pelo seu grupo:

1.Traga por escritoa avaliação do ano pastoral que está a terminar, tendo em conta:
- os aspectos positivos e negativos do grupo que representa,
- a participação e interesse geral do grupo
- o contributo que o grupo teve no contexto geral da paróquia.

Esta avaliação escrita por cada grupo não deve demorar mais de 2 minutos, excepto em casos especiais.


2. Convém também avaliar a vida paroquial ao longo do ano
e por isso devem preencher a folha da avaliação geral que foi distribuida.

3. Traga, também por escrito, as datas para as actividades previstas para o próximo ano pastoral a fim de prepararmos com o máximo de antecedência possível o plano pastroal paroquial de 2010-2011.

Sem comentários: