Dia da Igreja Diocesana 2010



CARTA DO CARDEAL-PATRIARCA DE LISBOA
AOS PÁROCOS E ÀS COMUNIDADES CRISTÃS
DO PATRIARCADO DE LISBOA
ACERCA DO DIA DA IGREJA DIOCESANA,
NA SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE

Rev.mo Senhor,

No próximo Domingo, Solenidade da Santíssima Trindade, celebra-se o Dia da Igreja Diocesana.
Excepcionalmente, devido à visita do Santo Padre e da grande mobilização da Diocese, decidimos não organizar nenhuma celebração de âmbito diocesano. Este facto permitir-nos-á dar maior relevo a esta dimensão diocesana no âmbito das comunidades paroquiais, onde se pode acentuar mais, sobretudo nas Eucaristias, a dimensão da comunhão diocesana, a que preside o Bispo.
Sugiro-lhe alguns pontos que o podem inspirar, como pastor da comunidade paroquial:

1. A relação da Igreja com o mistério da Santíssima Trindade. Corpo de Cristo e templo do Espírito Santo, a realidade profunda da Igreja está nessa comunhão com o mistério de Deus, em Cristo, pelo Espírito.

2. No concreto da nossa Igreja diocesana, no tempo que estamos a viver, isso significa a construção da comunhão, no amor. É preciso lutar contra os particularismos e isolacionismos de comunidades e grupos, pondo em prática dinamismos mais alargados da vida eclesial.

3. O presbitério é uma expressão essencial desta dimensão diocesana. Ao terminar o Ano Sacerdotal, podemos sublinhar, mais uma vez, esta dimensão. O exercício do sacerdócio apostólico é sempre um mistério de comunhão.

4. Só a consciência e a experiência da Igreja particular nos abre para a universalidade da Igreja, que é comunhão entre todas as Igrejas particulares. A essa comunhão universal preside o Santo Padre. Tivemos a alegria de o sentir, no meio de nós, significando, ao mesmo tempo, o seu amor pela nossa Igreja diocesana e a beleza da comunhão universal.

Aproveito para lhe agradecer a mobilização da sua paróquia para a visita do Santo Padre. Que o Espírito Santo nos conduza nesta descoberta do mistério da Igreja.
Cumprimenta-o com amizade.

Lisboa, 24 de Maio de 2010

† JOSÉ, Cardeal-Patriarca
.

Sem comentários: