Mês de Maio - oração diária do terço



Começa o Mês de Maria, começa a festa da Mãe. Durante todo este mês de Maio vamos olhar para Maria e escutar a sua vida que nos fala. A celebração de cada dia será nova descoberta, mais um laço que nos prende e compromete. É toda a Igreja que desperta para celebrar Maria, reunida à sua volta no mesmo louvor e devoção. Consciente do papel de Maria na vida do mundo, da Igreja e dos jovens, o Papa exortou-nos a celebrar o Mês de Maria, «prática tão honrosa para a Virgem e tão rica de frutos espirituais».

Todos os meses são meses de Maria. Mas a piedade cristã consagrou-lhe desde há muito o mês de Maio para aprofundar o seu mistério e contemplar a sua vida. O povo cristão, movido pelo Espírito Santo, quer sentir e saborear Maria, É celebração de filhos, homenagem à Mãe. Vamos à escola do amor, onde o nosso coração de filhos quer aprender a amar.

Estamos a celebrar o tempo pascal, mistério de Cristo; tínhamos de celebrar também o «tempo de Maria». Nela se completam os mistérios e os tempos que Deus fixou em seu amor infinito. O mês de Maio é o «tempo comum» do mistério de Maria, em que a Cheia de Graça frutifica e nos conforma à sua imagem. Pelo conhecimento do mistério de Maria cresceremos no seu amor e imitação. Quando nós formos a sua imagem, todos reconhecerão Cristo em nós.

A caminhada deste mês significa que vamos aprender com Nossa Senhora a andar em Cristo, Conduzidos pela sua mão, caminharemos para Cristo e para o Pai. O culto à Mãe de Deus tem a virtude de fazer com que, honrando a Mãe, melhor se conheça, ame e glorifique o Filho (Concílio Vaticano II, Lumen Gentium 66). Vamos com Maria "nesta caminhada de Maio, figura da nossa condição de peregrinos na fé e na esperança. Para todos os caminhos e buscas, Maria vai à frente. Olhando para Ela, movidos por suas palavras e exemplos, faremos tudo o que o Filho nos disser.

Vamos sentir-nos todos mais Igreja, unidos em comunhão fraterna, perseverando em oração com Maria, Mãe de Jesus (Act 1, 14).

Tal como o ano passado, voltaremos a rezar o terço todos os dias na paróquia: às 21h durante a semana e às 21h ao sábado e Domingo (pode haver alterações).

Clique aqui na tabela para saber que grupos orientem em cada dia do Mês de Maio.
.

Sem comentários: