Retiro Quaresmal da Catequese

No passado dia 28 de Fevereiro, realizou-se no Colégio dos Maristas, em Carcavelos, o Retiro Quaresmal da Catequese da nossa Paróquia.

No Retiro, que tinha como tema "A Cruz Gloriosa", catequizandos e catequistas, divididos em cinco grupos de apóstolos, reflectiram sobre as três atitudes fundamentais na Quaresma:

1) Oração: Tendo como ponto de partida uma oração conjunta, o Padre Nuno levou-nos a colocar os nossos olhos e os nossos corações na Cruz que, de símbolo de vergonha para os romanos, com a morte e ressurreição de Cristo, passa a ser gloriosa, símbolo do triunfo do Amor sobre a Morte.

2) Caridade: Após um jogo de mímica sobre palavras relacionadas com a caridade, escrevemos postais para serem entregues aos Visitadores, ao Centro Social e Paroquial e ao Banco Alimentar.

3) Renúncia: Antecedido de um jogo de perguntas e respostas sobre renúncias, vendámos os nossos olhos para sermos apenas guiados pela voz da pessoa ao nosso lado.

Seguiu-se a Eucaristia onde, pela primeira vez, três catequistas desempenharam as suas funções como Ministras Extraordinárias da Comunhão. A animação musical coube a catequizandos e catequistas, que também ofereceram símbolos do que se tinha falado durante o Retiro. Os Pais dos nossos catequizandos fizeram as leituras e o princípio e fim do ofertório.

Que, nesta Quaresma, possamos aprofundar e viver em cada dia esta Alegria de carregar, sobre os nossos ombros, a nossa ínfima parte da Cruz da Salvação.




Queremos sempre crescer e fazer cosias melhores, deixa-nos a tua opinião.
O que achas-te do Retiro Quaresmal?

Sem comentários: