Já chegou a imagem de Cristo sacerdote



A imagem peregrina de Cristo-sacerdote chegou no passado dia 27 de Fevereiro, pelas 18h00. A imagem foi trazida em procissão desde a igreja da Vila de Oeiras pelo agrupamento de Escuteiros de São Julião da Barra. Tendo chegado à igreja paroquial, a imagem foi calorosamente recebida pela assembleia que, num ambiente de festa e de comunhão, celebrou a Eucaristia vespertina.

A imagem de Cristo Sacerdote, que recebemos, apresenta-nos Jesus Ressuscitado que aparece no meio dos discípulos e lhes diz: a paz esteja convosco!

Está revestido de uma túnica branca e cingido com um cinto de ouro, como é descrito na visão inicial do livro do Apocalipse (1, 12-16). A fivela em forma de oito significa a vida eterna, e lembra-nos que, ressuscitado de entre os mortos, Ele vive e é Sacerdote para sempre. A coroa que traz na cabeça simboliza a sua realeza. O seu rosto tanto é majestoso como repassado de mansidão e de humildade. As suas mãos estão vazias e marcadas pelas chagas dos cravos. Com a esquerda indica-nos o seu coração cheio de amor, e abençoa-nos com a direita. A sua presença é afirmativa, mas não se impõe. O seu sacerdócio é filial: está em nome do Pai, submisso ao Pai e cheio do Espírito Santo que deseja comunicar-nos, e parece dizer-nos: vinde a Mim, e Eu vos levarei ao Pai porque ninguém vai ao Pai senão por Mim! Vinde e aprendei de Mim que sou manso e humilde de coração! Aceitai comigo a vossa cruz e aprendei a oferecer ao Pai as vossas vidas! Jesus diz-nos ainda: todo o discípulo bem formado será como o seu Mestre (cf. Lc 6, 40).

Para que sejamos esses discípulos bem formados exerçamos na nossa vida o seu sacerdócio. Cultivemos a comunhão com Ele e tornemo-nos membros vivos do seu Corpo que é a Igreja.

O Papa Bento XVI propôs a celebração do Ano Sacerdotal, com o tema “Fidelidade de Cristo, Fidelidade do Sacerdote”. É preciso que cada cristão perceba e reconheça a importância do papel e da missão do sacerdote na Igreja de Cristo e na sociedade contemporânea.

Os sacerdotes são importantes não só pelo que fazem, mas também pelo que são, testemunhas e portadores da Boa Nova; investem toda a sua vida na realização da sua vocação e na missão para a qual foram chamados e consagrados. “Vive o mistério que é posto nas tuas mãos. Este mistério é Cristo, Pastor e porta das ovelhas”.
.

1 comentário:

Catequese DA ESTRELA disse...

O CRISTO SACERDOTE para Sempre, está muito bem ornamentado.
Acompanhamo-vos em Oração.