Dia Mundial do Doente



Na próxima quinta-feira, dia 11 de Fevereiro, Dia de Nossa Senhora de Lourdes, é o Dia Mundial do Doente. Olhemos de frente a saúde, a doença, o sofrimento e a morte.

Normalmente só sabemos apreciar a saúde quando ela nos falta; e feliz de quem tomar o aviso a sério.

Visitar e cuidar dos doentes é uma obrigação do cristão. Toda a pessoa baptizada deve ao seu semelhante a caridade do bom samaritano e do lava-pés de Jesus. “Vistes o que Eu fiz, deveis fazê-lo também”.

O Amor é ainda a fonte mais plena para a resposta à pergunta acerca do sentido do sofrimento. Esta resposta foi dada por Deus ao homem, na Cruz de Jesus Cristo. Cristo tornou-se próximo do mundo do sofrimento humano.

“Passou fazendo o bem”; e adoptava este modo de proceder, em primeiro lugar, para com os que sofriam e os que esperavam ajuda: curava os doentes, consolava os aflitos, dava de comer aos famintos, libertava os homens da surdez, da cegueira, da lepra, do demónio e de diversas deficiências físicas; por três vezes restituiu mesmo a vida aos mortos. Era sensível a toda a espécie de sofrimento humano, tanto do corpo como da alma. Ele assumiu sobre Si todo o sofrimento humano. Por isso, a nossa Salvação está em Cristo morto e ressuscitado.

- Mensagem do Papa Bento XVI para o XVIII Dia Mundial do Doente, 2010
- XVIII Dia Mundial do Doente, documento da Comissão Nacional da Pastoral da Saúde
-
Pagela do Dia Mundial do Doente 2010
.

Sem comentários: