Retiro de Advento da Catequese



Realiza-se já este Domingo, dia 29 de Novembro, no Mosteiro e Santa Maria do Mar (em Sassoeiros), o primeiro retiro de Advento da catequese com o tema: "A Caminho da Luz».

Estamos assim em sintonia com a Vigília de Natal, dando às nossas crianças e jovens, e lembrando a todos, o sentido da caminhada até ao Natal, o advento, preparando o nascimento d'Aquele que salva e que ilumina, a verdadeira luz do Mundo.

PROGRAMA

10h00 - Acolhimento/Missa
11h30 - Introdução ao Advento e explicação do sentido do retiro
- jogo de formação de equipas. Cada equipa terá o nome de um Papa (alusão ao ano sacerdotal) e será constituída por 1 menino(a) de cada grupo, formando-se assim uma equipa vertical em termos de idades, transmitindo aos mais velhos o sentido de responsabilidade, e dando a possibilidade das crianças de grupos diferentes se conhecerem;
- dinâmica de grupo (já nas equipas formadas) Pegadas em direcção ao Sol
13h - Almoço
14h - Início do jogo «A Caminho da Luz», constituído por 5 ateliers/ postos. As equipas estão cerca de 20m em cada atelier e vão trocando,seguindo o percurso por nós indicado, até todas terem feito os 5 ateliers.

ATELIERS

* atelier do marcador: neste atelier cada criança ilustrará um marcador (recordação do retiro) com desenhos e frases alusivas ao tempo que vivemos.

* atelier da Bíblia: a partir de um texto Bíblico as crianças são convidadas a preparar em equipa uma representação de um excerto do texto para apresentarem no final, em plenário.

* atelier do presépio: neste atelier através da reconstituição de um presépio fala-se da sagrada família e da importância da nossa família.

* atelier do presente de Jesus: O que oferecemos a Jesus este Natal? Os jovens da equipa farão uma reflexão e as crianças farão um desenho. Neste atelier pretende-se alertar para o perigo da vivência actual do Natal (compras, compras e mais compras!), lembrando, através de um texto do livro «Parábolas de Jesus» de João César das Neves, que é Jesus quem faz anos e que a prenda que lhe podemos dar é o amor.

* atelier «testa os teus conhecimentos»: Numa piscina insuflável (mas sem água, terá esferovite ou outra coisa parecida) estão escondidas perguntas e desafios. Cada criança, tal como no jogo da farinha e rebuçados, terá que tirar uma pergunta/desafio e resolver em equipa

16h30 - Plenário com apresentação das pequenas representações das equipas preparadas no 2º atelier
- Oração e cântico de encerramento
17h - Pais e mães chegam pontualmente para levarem as suas crianças :)
.

Sem comentários: