Semana das Vocações



LINK: http://www.myspace.com/vocacoes


TESTEMUNHOS






Vocação significa chamamento. Nós somos chamados ora para dar a nossa presença ora para executar alguma tarefa ou assumir alguma missão. O chamamento é sinal de confiança. O que é chamado é importante para quem o chama.

A vocação humana tem, ao mesmo tempo, a sua dimensão pessoal no sentido de chegar ao pleno desenvolvimento dos seus talentos, e também a sua dimensão social no sentido de colocar os seus dons pessoais ao serviço dos outros, da comunidade. Por isso saibamos que vivemos concretamente a nossa vocação humana servindo naquelas actividades habituais que exige a profissão de cada um.

Porém, todos os baptizados são chamados à santidade, segundo a palavra de S. Paulo: Esta é a vontade de Deus, a vossa santificação (!ª Tês. 4,3 e Rom. 1,7). Há vocações missionárias, como por exemplo Moisés (Ex. 2,1-10 e 3, 10). A continuação da missão de Cristo foi confiada à sua Igreja: “Como o Pai me enviou, também Eu vos envio a vós”(Jo.20,21).

Guiados por S. Paulo, entendemos a relação entre os dons e os ministérios (serviços): “Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo; diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo; diversos modos de acção, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos”(1 Cor.12, 4-6).

Esta Semana de Oração é dedicada especialmente às vocações de consagração sobretudo à vocação ao ministério sacerdotal, para que o Senhor nos corações pais jovens que se disponham a ser padres. É a oração que prepara a vocação, porque ela é obra da graça e dom de amor. Deus precede-nos sempre no caminho que antes de ser aventura humana é iniciativa divina. Antes do chamamento dos discípulos, Jesus rezou.

Neste Ano Paulino, também S. Paulo nos mostra que a iniciativa da conversão e do chamamento são sempre de Deus. Uma comunidade orante oferece, aos que são chamados, ambientes e momentos propícios ao discernimento e à resposta livre e generosa.

E compreende-se que seja a partir da Eucaristia e do serviço do altar que a comunidade cristã perceba melhor o mistério do dom de Deus e se dê maior valor à resposta humana de quantos são chamados.

E contemplando a vocação de Maria, Mãe da Igreja, que pelo seu “Sim” se tornou a Mãe de Deus e nossa Mãe e se faz nosso exemplo, ensinando-nos a cultivar no coração o acolhimento sereno e generoso ao projecto de Deus.

Pedi ao Senhor que dê mais trabalhadores à sua Igreja!


ORAÇÃO

Dai-nos rostos claros

Pai, Senhor do Universo e da História,
nós sabemos que as vocações são um dom do vosso amor,
fruto da vossa iniciativa,
chamamento que fazeis a cada um,
para viver uma existência plena de amor e liberdade.
Escutai hoje esta oração que vos pede especialmente
aqueles operários que se dediquem
às grandes messes da humanidade inquieta,
que façam ouvir o Evangelho aos que não se sentem amados,
que andam perdidos e desorientados.
Mandai-nos apóstolos de coração puro, testemunhos santos.
Rostos claros de pessoas felizes porque escolhem o máximo,
arriscam tudo e recebem cem vezes mais.
Não Vos importa que nos faltem mestres de caridade e paciência?
Apóstolos que digam aos jovens
que há uma beleza indestrutível no mais fundo de si,
misteriosa e luminosa, que nada nem ninguém pode ofuscar?
Operários que os ajudem a sintonizar
a voz bela e verdadeira do Bom Pastor
que os chama porque os ama?
Que os vossos operários transmitam confiança e serenidade,
sejam sinais de esperança, do Reino que virá.
Escutai com bondade, ó Pai,
estes pedidos que Vos fazemos com fé,
cumprindo as indicações de Jesus,
Vosso Filho e nosso Irmão.
Amen.
.

Sem comentários: