Homilia do Pe. Nuno sobre a temática "Não à exclusão"



S. Paulo exorta-nos, mais uma vez, a sermos, como ele, imitadores de Cristo. E imitamo-Lo na medida em que procuramos revestir-nos dos seus sentimentos, dando continuidade aos seus gestos e acções.

É a ELE, pois, que devemos ter presente na hora do encontro com os “leprosos” de hoje. E os “leprosos” de hoje são todos os “indesejáveis” e marginalizados da nossa Sociedade: Os que vivem nos bairros degradados das nossas cidades, em condições indignas de seres humanos; Os fracassados, os desempregados, os toxicodependentes, vitimas também desta civilização do consumo e do sucesso…; Os presos, “rotulados” e “banidos” mesmo depois de pagarem a sua pena; Os idosos que “esperam” sem esperança a morte, num isolamento e inércia que frustra e degrada; Os refugiados, os imigrantes, acolhidos e usados quando úteis, e logo desprezados, rejeitados e “expulsos do acampamento” quando já não servem ou estorvam…

São todos estes e tantos outros que, dia a dia, surgem no nosso caminho e nos interpelam, como o leproso do Evangelho: “SE QUISERES PODES CURAR-ME”. Isto é: Se quiseres podes ajudar-me, podes visitar-me, podes defender-me, podes respeitar-me e promover-me…

JESUS disse: QUERO! E nós, seus discípulos, que havemos de responder?
.

Sem comentários: